Menu principal
 

URGENTE – Resultado de reunião de colegiado – adesão às atividades remotas

quarta-feira, 1 de abril de 2020

Prezados alunos, boa tarde

Nos dias 31/3 e 1/4 o colegiado se reuniu para análise e aprovação da adesão dos professores às atividades remotas. O colegiado decidiu que o curso técnico em agropecuária terá adesão parcial, o que possibilita que quem não quiser, não precisa aderir.

Adicionalmente, para evitar sobrecarga de vocês, também foi decidido que as disciplinas serão ofertadas em dois blocos: o primeiro, de oferta à partir do dia 05/4 e o segundo, á partir do dia 11/4. Da mesma forma, algumas disciplinas, por já terem manifestado que possuem material já pronto, poderão ofertar seu material imediatamente, conforme descrito abaixo:

1º ano

2º ano

3º ano

1º Bloco (05/04)

2º Bloco (11/04)

1º Bloco (05/04)

2º Bloco (11/04)

1º Bloco (05/04)

2º Bloco (11/04)

Filosofia* Inglês Filosofia* Inglês Filosofia* Inglês
Zootecnia I* Biologia Biologia* Agricultura II Biologia (turma 3)* Agricultura III
Educação física Física Defesa fitossanitária Irrigação e drenagem Zootecnia III Biologia (turma 1)
Mecanização Agricultura I Topografia Matemática Geografia (turmas 1 e 3) Educação física
Desenho técnico Agroecologia Física Português Produção de texto Português
Português   Educação física Artes   Sociologia
Produção de texto     Zootecnia II (ave e suíno)    
Química          
P. S.: *: disciplinas para início imediato (02/04). A estas, solicita-se aos docentes contato imediato com os alunos

Alguns pontos importantes:

1) Tudo o que o professor fizer com os alunos (textos, exercícios, etc) estará descrito no Plano de Ensino e no SIGAA;

2) A definição da carga horária do trabalho remota, que deve estar descrita no plano de ensino, levou em consideração duas coisas: o total de aulas que seria dado na disciplina entre os dias 17/3 e 16/4 (considerando o feriado do dia 10/4), e este montante não pode ultrapassar o limite de 20% da CH total da disciplina. Ou seja, vocês não terão um volume de atividades superior ao que já trabalhariam nas disciplinas;

3) Aos alunos que por algum motivo não tiverem acesso ao material de forma remota, será oportunizado que, no retorno, os mesmos tenham acesso tanto ao material quanto às atividades desenvolvidas, NO MESMO FORMATO QUE FOI OFERECIDO NO PERÍODO DE AFASTAMENTO. Por exemplo: se o professor de matemática for trabalhar Matrizes durante o afastamento através de videoaulas e exercícios, no retorno, será oportunizado aos alunos que não tiveram acesso à internet as mesmas videoaulas e exercícios (conforme Art. 12 da Regulamentação das atividades remotas).

É importante que vocês tenham em mente que a adoção de atividades remotas visa, principalmente, que vocês não tenham uma sobrecarga de assuntos e atividades na ocasião do retorno. Esse aspecto é especialmente importante porque, como o calendário acadêmico não foi modificado, não haverá reposição de DIAS LETIVOS, mas sim de CARGA HORÀRIA das disciplinas que não forem ministradas durante esse período. A carga horária das disciplinas que forem trabalhadas remotamente, portanto, não serão repostas no retorno uma vez que já foram trabalhadas. Isso é extremamente vantajoso para vocês, ainda mais considerando um curso complexo e volumoso como o da Agropecuária. Adicionalmente, no retorno, será feita uma retomada de conteúdos na forma de tirada de dúvidas, correção de exercícios, etc.

4) Também é importante vocês saberem que entre os docentes sempre vai prevalecer o bom senso na escolha dos assuntos a serem trabalhados, de forma que possibilitem que vocês possam ter um aprendizado adequado de forma remota.

Maiores dúvidas, estamos à disposição