Menu principal
 

4ª Edição do Projeto de Ensino Integrador Suinocultura no Ensino Médio

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Nos dias 23 e 25 de agosto, ocorreram, no auditório do IFC Araquari, as apresentações e avaliações dos trabalhos produzidos durante a 4ª Edição do Projeto de Ensino Integrador Suinocultura no Ensino Médio, coordenado pela professora Erica Marson Bako, em colaboração com os professores das disciplinas básicas do Ensino Médio, professoras Alessandra, Cristiane, Dienifer, Edina, Fernanda Carvalho, Fernanda Cidade, Gisele, Patrícia e professores Alessandro, Edvanderson, Filipe, Guilherme, Leandro Pacheco, Luiz Antonio, Nelson e Paulo Rampelotti, além de outros professores da área técnica, Daniel Perozzo, Fabrício e Luciano.

O projeto envolve as turmas de 2º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e tem como objetivo integrar a disciplina de Zootecnia II (conteúdo de Suinocultura) com, pelo menos, uma disciplina básica do Ensino Médio, exercendo, dessa forma, uma proposta de integração de conteúdos, dentro e fora de sala de aula, por meio da elaboração e execução de projetos. Nesta edição foram produzidos e apresentados 20 trabalhos, envolvendo mais de 90 estudantes e cerca de 20 docentes das mais variadas áreas do conhecimento.

Sob a orientação dos professores, os alunos, desde o início do ano letivo, realizam pesquisa, elaboração de um projeto escrito, produção de um vídeo que ilustre seu trabalho e a apresentação oral para todos os professores participantes. A nota final, gerada destas etapas, entra como uma das avaliações do 3º trimestre, em todas as disciplinas. No final do projeto, o trabalho que apresente maior pontuação recebe um troféu de destaque da edição.

Em 2017, a premiação aconteceu no dia 21 de novembro, sendo duas equipes premiadas após um empate técnico:

  • dos alunos Antonio Luiz Faruk de Souza, Julia Tavares, Maria Eduarda Vieira, Mariana Eduarda Nemer e Vilmar Braz Junior, com o trabalho “Comparações do preparo de carne suína no Brasil e na Espanha a partir do programa Masterchef, sob orientação da Profª Patrícia, integrando as disciplinas de Língua Espanhola e Suinocultura, e

  • dos alunos Angelo Antonio Cerchiari Vieira, Anísio Sofiatti Neto, Fábio dos Santos da Silveira, Lucas Lehm Oliare e Luiz Colzani Neto, com o trabalho Gestão de Resíduos na Suinocultura”, sob orientação da Profª Cristiane e do Prof. Fabrício, integrando as disciplinas de Química e Agricultura.

O projeto está em constante evolução, pois a cada ano novas ideias e melhorias são implantadas para torná-lo ainda mais atrativo e produtivo para todos os alunos e professores envolvidos. Além disso, já tem servido de exemplo para outras séries do curso e a intenção é que projetos semelhantes permeiem todas as séries do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio.

Seguem, abaixo, os depoimentos das três turmas do 2º ano da Agropecuária a respeito do Projeto integrador Suinocultura no Ensino Médio:

Depoimento da 2Agro3:

”Nós da 2Agro3 agradecemos a oportunidade que a professora Erica nos deu, permitindo-nos transcender o conhecimento que tínhamos sobre suíno e nos ajudar a eliminar “pré conceitos”. Aos professores orientadores, agradecemos a paciência e dedicação. Essa experiência foi de grande elevação estudantil para todos. Aprendemos e ensinamos muito, e isso é algo que gerou grande afeição da turma, por isso muito obrigada Erica, professores e à instituição.”

Depoimento da 2Agro2:

“A educação é uma excelente ferramenta para aproximar as pessoas. E foi a aproximação que tornou o projeto de integração de Suinocultura, uma das experiências mais enriquecedoras para os alunos do segundo ano do curso de Agropecuária do IFC Araquari. Com a aproximação de conhecimento e de pessoas, trocando vivências, discutindo ideias, foi possível perceber a interdisciplinaridade aplicada a conceitos práticos. E o resultado foi estimulação da criatividade dos alunos, bem como a cooperação em realizar projetos em equipe, promovendo o senso de comunidade e liderança. Certamente, esta experiência, tornou o processo de aprendizagem muito mais divertido e dinâmico. E nós, como alunos, nos sentimos muito felizes pela oportunidade de participar neste projeto transformador.”

Depoimento da 2Agro1:

“O 4º Projeto Integrador de Suinocultura com as disciplinas do ensino médio foi um grande aprendizado, demonstrando o quanto a Suinocultura está presente e relacionada com diferentes âmbitos da nossa vida escolar, ampliando conhecimentos, sendo muito fortalecedor, para nós, Técnicos em Agropecuária. Foi maravilhosa a experiência e boa para o nosso aprendizado”.

Texto: Prof. Erica Marson Bako
Imagens: CECOM/Araquari