Menu principal
 

Comunicado aos estudantes e familiares sobre a retomada das atividades de ensino remotas

sexta-feira, 22 de maio de 2020

Prezados estudantes e familiares,

O Conselho Superior (CONSUPER) do IFC autorizou na última sexta-feira (15/05) a retomada das Atividades de Ensino Remotas (AER), que deve iniciar entre os dias 25/05 a 01/06, a depender do encaminhamento de cada curso/campus.

Durante o período em que as AER ficaram suspensas (16/04 a 15/05), Grupos de Trabalho (GT) institucionais levantaram e analisaram dados necessários para melhorar a qualidade da realização destas atividades. As questões apontadas por estudantes, docentes e técnicos sobre as dificuldades enfrentadas no primeiro período de execução das AER (17/03/2020 a 16/04/2020) foram elencadas em relatórios produzidos por esses GTs. Assim, a partir dessas indicações, foram feitas recomendações acatadas pelo Consuper e que devem direcionar medidas corretivas a serem adotadas institucional e localmente para que a oferta de AER atinja integralmente e com qualidade os estudantes.

Temos consciência de que as realidades dos nossos estudantes são diversas e que nem todos possuem as mesmas condições de acesso às atividades. Por isso, em busca ativa conduzida pelo Núcleo Pedagógico (NuPE) em conjunto ao Serviço Integrado de Suporte e Acompanhamento Educacional (Sisae), estão sendo identificados os estudantes que apresentam limitações ou falta de acesso digital para o desenvolvimentos dessas atividades para que se possa definir, entre as estratégias possíveis, a que melhor atenderá esse público.

Entendemos que trata-se de uma situação excepcional devido ao momento atípico em que estamos vivendo, por isso estamos também preocupados em conduzir as AER de maneira equilibrada, buscando manter a continuidade do aprendizado dos estudantes, mas também buscando preservar sua saúde física e mental. As fases de elaboração dessa retomada incluem o planejamento das AERs com todos os docentes envolvidos, observando o volume e prazos das atividades.

Além disso, a instituição deseja estar presente na vida dos estudantes, não apenas por meio das atividades de ensino, mas oferecendo todo o suporte necessário para seu desenvolvimento e bem-estar, através de contato com as coordenações de curso, Sisae e outros setores. Assim, caso desejem, estudantes e familiares podem entrar em contato por meio dos canais disponíveis (principalmente e-mail e mídias sociais).

Esclarecemos que, aos estudantes que não conseguiram acessar as AERs neste momento de pandemia, está garantido o acesso posterior. Assim, quando a estrutura do campus e os espaços de laboratórios puderem ser plenamente utilizados pelos estudantes, será disponibilizado o acesso às Atividades de Ensino Remotas.

Portanto, entendemos que não é uma situação ideal e que existem limitações a serem vencidas, mas acreditamos que o resultado satisfatório depende tanto de ações de melhorias adotadas pelo IFC quanto do comprometimento e apoio de toda a comunidade.

No Campus Araquari, as atividades de ensino remotas retornarão oficialmente em 01/06/2020.

Para acessar a notícia na íntegra sobre a deliberação da retomada da atividades de Ensino Remotas (AER) pelo CONSUPER  acesse o link:

http://noticias.ifc.edu.br/2020/05/19/ifc-autoriza-retomada-de-atividades-de-ensino-remotas/