Menu principal
 

Projeto Integrador: Suinocultura

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

O Projeto Integrador Suinocultura no Ensino Médio tem como objetivo desenvolver propostas que possam integrar diferentes áreas de conhecimento da disciplina técnica de Suinocultura com as disciplinas do Ensino Médio.

Este projeto de ensino prevê exercitar nos alunos do segundo ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio a capacidade de planejar, desenvolver, executar e organizar projetos que integrem diferentes abordagens de ensino, comuns às disciplinas do Ensino Médio, ao conteúdo técnico de Suinocultura. Esta ação visa, de uma forma simples, porém viável, a execução e aplicação prática do conceito da modalidade de ensino integrado.

O projeto compreendeu três etapas: elaboração de projeto escrito, apresentação oral, produção de um vídeo ilustrativo e apresentação oral no Painel de Integração, durante a I Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Araquari.

Em sua 3ª edição, foram desenvolvidos 15 projetos que envolveram 15 docentes e 74 alunos, das três turmas dos segundos anos dao curso de Agropecuária. Além das apresentações de todos os resumos no Painel de Integração, um trabalho foi também apresentado na IX MICTI (Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar), em Videira, sob a orientação dos professores Edvanderson Ramalho dos Santos e Paulo Rampelotti.

O grupo que conquistou a maior média de 2016 foi aquele composto pelos alunos Matheus, Larysa, Sarah Jessie, Letícia Marli e Júlia Maria, do 2° AgroI1, que desenvolveu o projeto intitulado “Diretrizes para criação de suínos em SC através dos artigos do Jornal Joinville Rural: junho 1962 até agosto 1973”.  Este trabalho  integrou as disciplinas de História e Suinocultura, sob orientação das professoras Gisele Gutstein Guttschow  e Erica Marson Bako.

Como forma de agraciar o projeto com a maior média, os alunos e orientadores receberam um prêmio bastante alusivo ao tema, confeccionado com muito carinho pela professora de artes, Alessandra Klug.

Parabéns a todos os alunos e docentes que participaram dessa proposta. Em 2017, tem mais!